instagramcustom

Como tratar o intestino preso nas crianças?

Janeiro 9, 2018

Hoje o Vida Pós Parto abre espaço para a Nutricionista Infantil Letícia Oliveira falar de um assunto que interessa – e preocupa – a todas nós mamães: o intestino preso da criançada.

Vamos começar este assunto entendendo que cada organismo funciona de um jeito e também que o intestino é o cérebro do nosso corpo. Se não funciona bem pode trazer deficiências nutricionais, alergias, intolerâncias e até doenças.

O reloginho tem muitas maneiras de funcionar. Há crianças que evacuam toda noite, ou toda manhã, ou até mesmo depois de alguma refeição. Essa rotina é ótima para nosso corpo. A frequência depende da ingestão de água, de fibras, do nível de atividade física que essa criança pratica, e claro, do organismo dela.

O importante é observar se a criança está evacuando menos que de costume, se as fezes são duras e secas, se vêm acompanhadas por traços de sangue (no papel higiênico também), se sente dores na barriga e se elas melhoram após evacuar. Não é normal ficar mais de quatro dias sem evacuar e ter dificuldades em eliminar as fezes.

A alimentação é a principal aliada do bom funcionamento do intestino, associada a atividade física regular.

Como melhorar o intestino da criança?

  • Ofereça uma alimentação balanceada e equilibrada.
  • Aposte em: mamão, ameixa preta, laranja, manga, feijão, brócolis, ervilha, cenoura, abóbora, milho verde, semente de gergelim, azeite de oliva, aveia e linhaça.
  • Evite o alto consumo de doces e alimentos industrializados que são pobres em fibras, cheios de açúcar e gorduras que atrapalham no trânsito intestinal e na colonização da microbiota .
  • Melhore o consumo de água e líquidos. Auxiliam na hidratação das fezes que “saem” com mais facilidade.
  • Incentive seu filho a correr e brincar. Atividade física é muito importante para irrigação sanguínea em todo corpo, inclusive para o intestino.
  • Lembre-se: cada criança tem sua particularidade. Observe sempre seu filho.

Um pouquinho mais sobre a Letícia Oliveira

Experiência e especialização em atendimento nutricional de bebês e crianças, oferecendo sempre uma solução respeitosa para uma alimentação saudável, atraente e acessível. É proprietária da Nutriniños.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta