instagramcustom

6 dicas para dormir melhor: você livre da insônia

novembro 10, 2017

Você deita, mas não consegue relaxar e muito menos dormir. Depois de horas entre um cochilo e outro, descobre que já se passaram horas e nada daquele sono reparador dos deuses aparecer.

A insônia é uma realidade de quatro a dez brasileiros segundo o Instituto Brasileiro do Sono. Pra nós, mulheres, então, pior ainda: sofremos duas vezes mais que os homens. As causas são as mais variadas: preocupações do dia-a-dia, stress e alimentação ruim.

Felizmente existem algumas dicas para você relaxar, e o sono bater gostoso.

1. A organização do quarto é essencial

A desorganização do quarto é uma das principais inimigas do nosso sono. Quando você chega em casa depois de um dia cheio de trabalho e encontra tudo organizado não dá uma sensação de aconchego? Pois é! Reserve uns minutinhos do seu dia para arrumar a cama e guardar as roupas no armário. Outra dica ótima é manter a decoração do quarto com objetos em tons claros e neutros.

2. A regra é clara: o celular fica longe da cama

Eu sei que é um vício difícil de abrir mão. Também sei que tenho que me policiar bastante pra evitar dar aquela olhadinha básica no celular antes de dormir. Só que a luz do aparelho atrapalha a produção da melatonina, o hormônio do sono. Esqueça o velho hábito de responder os contatos, e bons sonhos!

3. Anote suas tarefas na agenda

Que tal parar de matutar todos os compromissos do dia seguinte na hora de dormir? Tenha uma agenda para anotar todas as suas tarefas. Assim, você afasta a ansiedade pra bem longe.

4. Cuidado com a alimentação

Priorize refeições leves no jantar, como salada de folhas verdes e um frango ou peixe. O café, chocolate e outros alimentos estimulantes devem ser cortados antes de ir pra cama. Uma dica ótima nessas horas é tomar um chá de camomila.

5. Respeite seu corpo

Forçar o sono deixa a gente ainda mais estressada. Quem sofre de insônia deve dormir apenas quando estiver cansada. Leia um livro, medite, ouça uma música ou procure algo que a deixe relaxada a ponto de querer ir correndo para baixo do edredon.

6. Pratique atividade física

Reservar uma horinha do dia para exercitar não faz bem só para o nosso corpo e saúde, não. Praticar um esporte reduz a ansiedade e relaxa a mente. O resultado: muito mais tranquilidade na hora de dormir.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta