instagramcustom

Os benefícios da natação na primeira infância

novembro 7, 2017

“Após a liberação do pediatra e tendo todas as vacinas em dia, bebês a partir dos seis meses já podem começar a frequentar as aulas de natação”. Quem diz isso é o professor Regis Barbosa, Coordenador Geral da Gota D`Água, academia que a Juju, depois de três meses afastada dos treinos, está fazendo Natação.

E é sobre isso que gostaria de falar hoje: os benefícios da Natação na Primeira Infância.

A Natação desenvolve a respiração e melhora as habilidades motoras, fazendo com que as crianças tenham mais autonomia na água. Os pequenos também aprendem a se divertir em grupo, a esperar a vez do colega e, sobretudo, a entenderem que precisa ter paciência até para se divertir.

É a partir dos 6 meses que o bebê pode ser matriculado em uma academia de Natação, uma vez que já consegue se equilibrar sentado.

A partir de um ano, eles já possuem certa autonomia dentro da piscina, conseguindo se deslocar e bloquear a respiração em manobras de mergulhos, quando devidamente estimulados. Os pais e familiares percebem logo a melhora na coordenação, no equilíbrio, nos reflexos e no conhecimento de espaço. Esses estímulos são um gatilho prematuro nas habilidades como engatinhar e caminhar.

Além de ampliar a resistência respiratória, melhorar a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico do bebê, dificilmente uma criança que praticou natação nos primeiros anos de vida terá um resfriado. A Júlia, por exemplo, começou a fazer Natação com 1 ano e 3 meses.

Um dos diferenciais das aulas de natação da Gota D`Água é que elas são acompanhadas por uma equipe multidisciplinar que envolve, além de professores de educação física, psicólogos e psicomotricistas, especializados em atividades físicas para crianças.

Ou seja: muito melhor para o desenvolvimento físico dos pequerruchos.

 

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta