instagramcustom

O ciclo menstrual e a atividade física

outubro 31, 2017

Para cada fase do ciclo menstrual, um tipo e uma intensidade de atividade física específicos.

Que nós, mulheres, passamos por alterações hormonais durante todo o mês não é novidade pra ninguém. Sobretudo, naqueles dias em que os hormônios da TPM estão em alta no nosso organismo.

A novidade é que existem maneiras de tirar proveito de cada fase do ciclo, deixando os treinos ainda mais eficientes. E sim: você pode aproveitar para dar uma variada nas modalidades, e não cair no tédio.

Nos primeiros dias, aqueles que correspondem ao período da menstruação, tendemos a ficar menos dispostas. A recomendação nessas horas é não exagerar. A atividade física deve ser moderada. Se fizer algo que curta fazer, melhor ainda. Assim, você relaxa e afasta a tensão menstrual pra bem longe. Segredo: pratique o esporte que mais ama.

A partir do sexto dia, o nível do estrogênio – hormônio produzido e liberado pelo ovário – começa a aumentar gradualmente. O pico é atingido no 14º dia, que é quando ovulamos. Esse período é super favorável para ganhar massa magra. Aproveite a energia para treinar forte, dando o melhor que puder de si mesma.

Já na segunda metade do ciclo, a tendência é perder gordura. O famoso cardio, ou aeróbico, é a pedida perfeita, sobretudo se você quiser perder algumas gordurinhas acumuladas. Em tempos de calor, fica a dica de investir nos treinos na piscina.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta