instagramcustom

Ensine a criançada comer de um jeito mais saudável

outubro 25, 2017

Comecei a semana compartilhando algumas dicas super simples para você se alimentar de um jeito mais saudável.

E a criançada? O processo de educação alimentar para os pequenos costuma ser bastante complexo. Se nós, mamães, não seguimos uma rotina saudável, fica mais difícil ainda. Aliás, esse é o principal segredo nessas horas: fazer aquilo que você ensina. Afinal de contas, somos o modelo a ser seguido pelos nosso filhos, que absorvem tudo igual esponjinhas.

Abaixo separei algumas dicas oriundas da minha própria experiência como mãe de uma criança de 5 anos que nem sempre quer comer de verdade.

  1. As refeições devem ser prazerosas. Crie pratos divertidos, coloridos e com carinhas. Se seu filhote não quiser comer uma maçã, por exemplo, deixe que ele brinque com a fruta. Explore a sua criatividade e incentive a criança a explorar a dela. Isso vai acabar sendo positivo até para outras esferas da vida dela.
  2. Não deixe ela trocar uma refeição por um salgado. Seja firme. Do contrário, ela pode ficar ainda mais restritiva, sabendo que depois de várias carinhas tristes e algumas birras, vai acabar sendo atendida.
  3. Mas também não proíba nada! A criança pode comer escondido. Pior: compulsivamente. Você não tem os momentos das escapadas? Então! Estabeleça dias e horários para seu pequeno comer a guloseima preferida dele.
  4. Que tal levá-la para a cozinha junto com você? Lidar com os alimentos faz com que a gente se sinta atraídos por eles. Deixe a criançada separá-los, batê-los, amassá-los. Uma boa dica é começar pelos pratos que elas mais curtem, como bolos e tortinhas. E sim: cuidado com as facas e as panelas no forno e no fogão. Essas funções podem ficar com você.
  5. Leve a criançada à feira, supermercado, hortifrutis… Assim, elas podem conhecer e se interessarem ainda mais pelos alimentos. Quanto mais variado o cardápio, melhor.
  6. Nada de comer os mesmos alimentos todo dia. Se você já fica enjoada, imagina só as crianças que adoram descobertas. Conquiste-as com novidades. Sua saúde e a dela agradecem. E sim: a rotina fica muito mais gostosa.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta