instagramcustom

Empodere-se na luta contra o câncer de mama

outubro 19, 2017

Você sabia que se prevenir contra o câncer de mama tem tudo a ver com empoderamento? É isso o que prega a campanha do Outubro Rosa deste ano.

Com o mote #PacientesnoControle – Atitude que exige coragem, o objetivo é mostrar pro mundo todo que nós, mulheres, somos muito maiores que o câncer de mama.

Para aquelas que – infelizmente – descobriram ter a doença, a campanha incentiva a enfrentá-la de forma ativa, exigindo sempre o melhor tratamento e, sobretudo, lutando por seus direitos.

Para todas as outras, é não ter vergonha de realizar o exame de toque. E mais: fazer a mamografia com a periodicidade indicada pelo ginecologista, mesmo se ainda não tiver chegado aos 40 anos.

Vale lembrar, inclusive, que segundo pesquisa do Inca realizada em 2016, 66,2% das descobertas do câncer de mama ocorrem pelas próprias pacientes. E o índice de cura é de 95% quando descoberta precocemente.

É claro que o Vida Pós Parto apoia a campanha. Se você não sabe muito bem como fazer o autoexame, aí vão algumas dicas de como fazê-lo.

1º Fique de pé em frente ao espelho e observe a cor e o contorno dos seus seios com atenção.
2º Levante os braços e veja se, com o movimento, acontecem algumas alterações.
3º A mão direita deve apalpar a esquerda e vice-versa. Faça movimentos circulares, apertando levemente com a ponta dos dedos.
4º Depois, apalpe as axilas e busque por nódulos. Dolorosos ou não, se encontrá-los, você deve procurar por atendimento médico.
5º Comprima os mamilos da base à ponta. Secreções merecem avaliação médica.

Dica bônus do #VPP: pratique atividade física! Sim, segundo um estudo do Instituto Gustave Roussy, na França, exercitar com frequência diminui a probabilidade de ter câncer de mama. Mais: ainda se sobrepõe a diversos fatores de risco, como a obesidade, por exemplo.

Que o Outubro Rosa sirva de incentivo para você assumir o controle sobre sua vida e incorporar cada vez mais hábitos saudáveis. A gente fica muito mais forte quando chama a responsabilidade pra si, evitando problemas futuros.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta