instagramcustom

A importância da autonomia para a criançada

outubro 12, 2017

Aproveito o Dia das Crianças para falar sobre a importância de incentivarmos a independência das crianças desde cedo.

Certamente, você quer que seu filhote seja um adulto independente, autoconfiante e feliz. Qual a sua postura quando ele não consegue realizar determinada atividade por conta própria?

Que atire a primeira pedra a mamãe que nunca acabou resolvendo problemas para seu pequeno. É super normal, já que não queremos vê-los sofrer. O problema é que a gente pode acabar tirando da criança a oportunidade de aprender.

Segundo especialistas, quando isso acontece a superproteção se sobressai em relação à autonomia, gerando consequências a curto e a longo prazo. As crianças podem se tornar mais inseguras, além de terem dificuldades para desenvolver importantes habilidades, que vão desde a organizar suas próprias coisas a serem mais tolerantes com a frustração.

Por mais que a nossa interferência seja necessária em alguns momentos, um voto de confiança pode fazer uma diferença gigante na autoestima e autoconfiança da garotada. Ao invés de responder ou agir por eles, o ideal é encorajá-los. Sabe aquele olhar que ilustra o “você consegue, não desista”?Ele é essencial para que os pequenos se sintam seguros e capazes de assumir responsabilidades.

Isso não tem a ver com deixá-los fazer sempre o que querem, mas, sim, oferecer opções para que façam pequenas escolhas. Sempre, é claro, apresentando as consequências e levando em conta a maturidade da criança.

Alguns hábitos que os especialistas recomendam a gente evitar:

  • Realizar atividades que eles conseguem fazer sozinhos, como comer ou trocar de roupa;
  • Dizer que ele é incapaz ou fez algo mal feito;
  • Conversar diretamente com a escola, antes de orientá-lo a resolver problemas com os colegas;
  • Fazer as tarefas por ele, ao invés de oferecer suporte e permitir que persista até conseguir;
  • Responder pela criança quando um adulto lhe dirigir a palavra;
  • Encobrir fracassos e evitar que assuma as consequências.

Tenho certeza que, com seu apoio, seu filhote vai conseguir resolver todos os problemas e se tornar um adulto bem mais seguro e feliz.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta