instagramcustom

Anticoncepcional x Trombose

agosto 29, 2017

O Eu Saúde compartilha no blog hoje um assunto que interessa – e muito – nós mulheres. Principalmente aquelas que não querem ter filho e tomam pílula para evitar uma gravidez indesejada: O anticoncepcional faz mal?

O anticoncepcional hormonal oral – ou pílula anticoncepcional – tem em sua combinação estrogênio e progesterona sintéticos, que juntos inibem a ovulação. O contraceptivo também modifica o muco do colo do útero, tornando-o hostil ao espermatozoide.

Só que a pílula, como qualquer outro remédio, pode provocar vários efeitos colaterais importantes. Problemas como aumento da pressão arterial, enxaqueca e depressão, além de ser fator de risco para alguns tipos de câncer. Dentre eles, câncer do colo de útero, do sistema nervoso central e de mama, sobretudo aquelas mulheres que têm risco genético aumentado.

O principal problema de saúde devido ao uso de anticoncepcional, entretanto, é uma elevação da incidência de trombose e fenômenos tromboembólicos (trombose venosa profunda e tromboembolismo arterial).

Para saber mais sobre os riscos de desenvolver a trombose ao tomar pílula, é só acessar o Eu Saúde. Lá eles explicam direitinho porque isso acontece.

A boa notícia é que caso você se encaixe em um grupo de risco, dá para trocar para um método contraceptivo menos agressivo. Consulte seu médico.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta