instagramcustom

7 atitudes para que a atividade física seja realmente eficaz

agosto 24, 2017

O lema No Pain, No Gain não devia ser levado tão ao pé da letra. É claro que exercitar – seja em treinos aeróbicos ou de musculação – exige uma boa dose de esforço misturada com outra de muita dedicação. Nem sempre sair acabada da academia, entretanto, é o suficiente.

Atingir os resultados esperados – corpo mais esbelto, músculos, fortalecimento da saúde – com a atividade física envolve vários outros fatores. Muita gente passa horas na academia e custa a ver grandes progressos, mesmo com muito empenho. Talvez por não se ligarem nessas outras variáveis, que incluem uma alimentação saudável e descanso.

Felizmente, vários desses fatores dependem de nós mesmas. Quer ver só?

Dormir é gostoso e faz bem
O sono repõe nossa energia física e mental. É durante esse processo que o corpo se nutre para repor as células perdidas. Quando a gente não dorme direito podem ocorrer problemas de cognição, modificações na pressão sanguínea, aumento da gordura corporal, comprometimento na liberação hormonal, e até o metabolismo fica mais lento.

Os dias off devem ser ativos
Um dia de descanso na academia não significa ficar deitada no sofá entupindo de guloseimas. É claro que você pode aproveitar para descansar e comer aquele doce que tanto ama. Mas tire um tempinho para se movimentar também, seja levando seu cachorro pra passear, brincando com a criançada ou fazendo uma deliciosa caminhada pelo parque.

Coma comida de verdade
Sei que a rotina agitada pede lanches rápidos, e que cortar todos os industrializados é tarefa quase impossível. Dê preferência às frutas, hortaliças e carnes in natura sempre que possível. Quando for consumir algo direto da embalagem, confira a lista de ingredientes. Quanto menor ela for e menos itens com nomes estranhos tiver, melhor para a saúde.

De olho nas porções
Coma pequenas quantidades e só até se sentir saciada. Mantenha intervalos de 3h em 3h entre uma refeição e outra, ou coma apenas quando tiver fome.

Equilíbrio é tudo!
É muito melhor você permitir aquele chocolate ou doce que tanto ama ocasionalmente do que se privar sempre. Lembre-se que o radicalismo pode levar à compulsão, colocando tudo a perder. Se você se restringe demais, pode acabar exagerando mais que o recomendado quando se permitir a um deslize.

Divirta-se!
Escolher uma atividade física que você realmente curta fazer ajuda a te manter motivada e ainda dá aquela acelerada nos resultados. Você vai sentir vontade de ir às aulas, colocar mais energia nos movimentos e não vai desistir tão fácil.

Você tem que sair da academia melhor do que quando chegou
Um dos principais indicadores de que seu esforço está valendo a pena é se sentir revigorada após o treino em vez de sem pique ou cheia de dores. É super normal notar uma sensibilidade nos músculos, mas nada além disso. Pelo contrário: deve sobrar endorfina e energia para encarar o resto dia.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta