instagramcustom

Vida Pós Parto e Eu Saúde: Depressão Pós Parto Paterna

agosto 22, 2017

Na semana passada, o pessoal do Eu Saúde falou sobre a Depressão e o Blues Pós Parto, dois problemas emocionais que afetam as mulheres depois da maternidade. Hoje eles compartilham conosco um assunto que, assim como o Blues, ainda é bastante desconhecido: a Depressão Paterna.

Sim! A Depressão Paterna também existe. Infelizmente.

Muito falada entre as mulheres, a depressão após a chegada de um bebê na família também pode afetar os homens. Estudos norte-americanos revelam que a depressão pode atingir até 20% dos pais no primeiro ano de vida do bebê.

A porcentagem pode aumentar consideravelmente quando o casal enfrenta problemas conjugais. Os pais também estão mais vulneráveis a sofrer de depressão, antes ou após o nascimento do bebê, quando as mães já sofrem com a condição.

A dedicação excessiva da mulher com o neném pode afastar o companheiro, fazendo com que ele se sinta fora do triângulo familiar.

Cada papai reage de um jeito diferente. Há os que se sentem desvalorizados, outros se isolam por se sentirem desprezados e também existem aqueles que ficam com medo de serem abandonados. Assim, para ganharem mais atenção da parceira acabam se dedicando mais aos serviços de casa e ficam extremamente participativos nos cuidados com o filho.

Geralmente o homem não tem tanta facilidade quanto a mulher de demonstrar seus sentimentos, sobretudo a fragilidade. Isso pode dificultar o diagnóstico e o tratamento da depressão.

Os sintomas da Depressão Paterna incluem tristeza, perda de interesse nas atividade cotidianas e no sexo, problemas de sono e falta de apetite. Casos mais sérios podem envolver também a irritabilidade e o afastamento da família.

Tanto a depressão na mãe quanto no pai podem ter efeitos negativos sobre as crianças, por isso é muito importante detectar os sintomas e procurar ajuda médica.

Se ainda tem dúvidas sobre este assunto, acesse o www.eusaude.com.br e converse com os profissionais de saúde especializados, sempre prontos em ajudar.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta