instagramcustom

Blues Pós-Parto: Você sabe o que é?

agosto 15, 2017

Começamos, hoje, aqui no Vida Pós Parto, uma parceria incrível com o projeto Eu Saúde, que vai colaborar com textos gestação e maternidade saudável.

O assunto de hoje é o Blues Pós-Parto, um problema emocional que muita gente ainda não conhece.

Segundo especialistas, o nascimento de um filho acarreta em muitas mudanças, principalmente o aparecimento de problemas emocionais nos pais, como a depressão e o blues pós-parto.

A Depressão Pós-Parto é caracterizada por um período de tristeza, fortes alterações do humor e melancolia. O resultado é a falta de apetite, choros constantes, preocupações excessivas e irritabilidade, prejudicando o relacionamento tanto com a criança quanto com o parceiro.

Já o Blues é uma condição benigna que tem início nos primeiros dias após o parto – em torno de 2 a 5 dias. Pode durar alguns dias e até poucas semanas. Sua intensidade é leve, e normalmente não requer uso de medicações. É autolimitada e vai passando aos poucos. Este estado melancólico afeta cerca de 50 a 80% das mulheres, e não deve ser confundido com a Depressão Pós Parto.

As mães não devem ficar inquietas com essas manifestações. O estado melancólico é um problema comum. Se você estiver se sentindo assim, a Rede Mãe sugere que você compartilhe seus sentimentos com um companheiro, amigo, familiares e até profissionais de saúde.

Essa etapa é marcada pelo reconhecimento mútuo entre a mãe e o bebê. A mãe precisa compreender que o bebê é um ser separado dela, definindo o fim da gravidez psíquica.

Esses sentimentos podem ocorrer em homens, mas com uma intensidade menor. Essa depressão puerperal em homens vai ser caracterizada pelos sentimentos de exclusão perante a relação mãe-bebê.

Se você esses sintomas não desapareceram, pelo contrário, ficarem mais intensos e persistirem por muito mais tempo, consulte seu médico. Pode ser que seja uma depressão pós parto, onde 10% das mães são afetadas e que necessitam ser tratadas.

Se ainda tem dúvidas sobre este assunto, acesse o www.eusaude.com.br e fale com os seus profissionais da saúde.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta