instagramcustom

Alimentação saudável para evitar a compulsão por doces

agosto 14, 2017

Que o açúcar em excesso faz super mal à nossa saúde e à boa forma, a gente já está careca de saber. Que por causa disso, é preciso evitar o seu consumo, também. Mesmo sendo extremamente difícil. Triste realidade. Afinal, é inegável a sensação de prazer depois de comer aquela sobremesa preferida, não é mesmo?

A boa notícia para quem, assim como eu é ‘tarada’ por doce, é que dá para driblar a vontade incontrolável com uma alimentação saudável, sobretudo, naquelas horas super críticas, como depois do almoço ou jantar.

Na lista dos alimentos que combatem a compulsão estão os grãos integrais, queijos, a banana, o ovo, o espinafre e até a pimenta-vermelha (ótimo termogênico, para quem quer dar uma turbinada no metabolismo). Para a sobremesa, você pode comer uma porção de frutas secas com castanhas ou um iogurte desnatado com frutas vermelhas, como o morango, a amora e a framboesa.

O bom funcionamento do nosso intestino também ajuda muito nessas horas. É que a alteração da flora intestinal atrapalha a formação das substâncias químicas responsáveis pela fome e saciedade. Está sofrendo com a constipação? A dica dos nutricionistas é investir em cereais integrais, mel, chia, linhaça e peixes ricos em ômega 3, como a sardinha e o salmão.

Como já cansei de falar por aqui, não sou adepta do radicalismo e muito menos da privação. Um doce ocasionalmente não vai colocar tudo a perder se você segue uma alimentação saudável na maior parte do tempo.

Agora, se a vontade sempre bate forte, a dica é comer um quadradinho de chocolate 70% cacau após o almoço. Além de ser rico em antioxidantes, ele ainda libera uma substância precursora da serotonina, envolvida diretamente na sensação de bem-estar

Dica bônus: ao liberar endorfina, o exercício físico também produz a mesma sensação de prazer de quando comemos um comer doce. Escolha sua atividade preferida e movimente o corpo. É uma bela desculpa para acumular créditos, e comer sem culpa aquela sua sobremesa preferida no fim de semana.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta