instagramcustom

Como equilibrar trabalho e vida pessoal?

agosto 8, 2017

No último post sobre empreendedorismo materno aqui no blog Vida Pós Parto, eu falei sobre as motivações para tocarmos um negócio próprio. A flexibilidade de horário é certamente uma das principais razões. Afinal de contas, queremos aproveitar nossos filhos de pertinho o máximo que pudermos.

Junto com a autonomia, entretanto, também surge uma grande responsabilidade. Administrar uma empresa requer muita dedicação, e pode exigir até mais tempo que em nossos antigos empregos.

Sem contar que às vezes precisamos focar no trabalho, e estar perto da criança acaba virando um grande stress.

Quem é empreendedora de primeira viagem precisa encontrar o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, sem se dedicar excessivamente ou abdicar de um dos dois lados.

Estabeleça seu horário de trabalho

É bom anotar quanto tempo você trabalha, tanto por dia quanto por semana.

Tendo uma noção desse tempo, é hora de definir uma meta de quantas horas serão necessárias para alcançar seus objetivos profissionais.

Se um dia você precisar se estender um pouco mais, pode tirar o seguinte para descansar, ou realizar outras atividades importantes.

Definidos os horários de trabalho, vai ficar muito mais fácil encontrar tempo para ser mãe, dona de casa, esposa, relaxar e, sobretudo, cuidar de você mesma. .

Divida suas tarefas pelo nível de concentração e exigência

O dia fica muito mais produtivo quando estabelecemos o melhor horário do dia para cumprir cada uma de nossas atividades.

Precisar escrever? Utilize aquele tempo em que está sozinha em casa. Já para responder e-mails e comentários em redes sociais, você pode fazer enquanto ajuda seu filho na lição, por exemplo.

Aproveite as pequenas brechas ao longo do dia para adiantar tarefas corriqueiras, e que não exigem tanta concentração.

Os app são ótimos aliados

O Google Agenda, Drive e Fotos são aplicativos ótimos para organizarmos compromissos e arquivos. E mais: dá para acessá-los de qualquer lugar, a hora que quisermos. Além disso, podemos criar etiquetas com as prioridades de cada atividade, e ainda compartilhar com quem precisar. Melhor que isso, impossível! E, sim, deixando tudo marcado e agendado, a gente não corre o risco de esquecer algo.

Uma tarefa por vez

Sei que somos capazes de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Inclusive, parece que depois que nos tornamos mães, desenvolvemos ainda mais essa habilidade.

Em alguns momentos, ser multitarefa vai ser super necessário. Só não vale deixar que isso se transforme em uma regra. O resultado pode ser um desgaste físico e emocional desnecessários.

Estabeleça uma agenda diária em que você execute uma tarefa por vez. Garanto que a qualidade do seu trabalho vai ser bem superior. E na vida pessoal, seu filho, marido, mãe e amigos vão ficar muito mais felizes por dedicar aquele tempo inteirinho a eles.

Quem define a execução das atividades é você

Vale lembrar que esses são apenas insights para você organizar melhor o seu tempo. O horário do dia e o jeito como vai realizar cada uma das tarefas ou compromissos é você quem estabelece. Empoderar também é isso: decidir qual o melhor jeito para trabalhar.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta