instagramcustom

Como descobrir se suas compras têm açúcar além da conta?

julho 17, 2017

O maior segredo para evitar o açúcar, um dos principais vilões de nossa saúde, é optar sempre por comida de verdade: hortaliças, oleaginosas, carnes in natura, grãos e cereais integrais.

Com a correria do dia-a-dia, entretanto, nem sempre temos tempo suficiente para preparar todas as nossas refeições. Nessas horas, lanches, bebidas e congelados aparecem como uma alternativa mais rápida e prática. Felizmente, são várias as opções fit, light e diet à nossa disposição.

É preciso, entretanto, ler os rótulos para conferir se determinado alimento tem açúcar além da conta.

O ideal é escolher alimentos que não contenham adição de açúcar em sua composição. Mais vai uma dica: ele pode vir escondido sob diversos nomes: Edulcorantes, xarope de malte ou de milho, suco de cana evaporado, dextrose e maltodextrina. O ideal é que o rótulo tenha a menor quantidade possível de ingredientes.

O pão integral, por exemplo, tem que ter farinha, fermento, água, sal e, no máximo, açúcar mascavo.

No caso do iogurte, prefira aqueles naturais, sem adição de mel ou sabor de fruta. Vale lembrar que o iogurte desnatado têm em sua composição edulcorantes ou açúcar para compensar a ausência de gordura. Fique de olho no rótulo, hein?

Já os sucos de frutas em caixinha são os campeões em açúcar. Prefira sempre comer a fruta. De preferência: acompanhada de uma castanha de sua preferência para diminuir o índice glicêmico.

E, sim, se não tiver como fugir do açúcar, como no caso do molho de tomate, prefira as versões com até 2 gramas por porção, que é o máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde.

Evite ao máximo massas congeladas, barrinhas de cereais, molhos pra saladas e sopas instantâneas. Todos esses produtos, além de açúcar sob suas diversas formas, ainda contém uma série de ingredientes nocivos ao nosso bem estar.

Lembre-se: quanto mais natural melhor.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta