instagramcustom

Por que as refeições coloridas são mais saudáveis?

junho 19, 2017

Quanto mais colorida, melhor. Essa é uma das regras mais conhecidas para uma refeição saudável.

Um prato colorido demonstra que a alimentação é variada, equilibrada e rica em nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo. As vitaminas, micro e macro nutrientes e os fitoquímicos contidos nos alimentos estão relacionados às cores.

Se temos uma alimentação baseada na mesma paleta de cores, significa que não estamos consumindo todos os nutrientes necessários à nossa saúde. O resultado disso tudo é o desequilíbrio do organismo, prejudicando o nosso rendimento no dia-a-dia, no esporte e até no emagrecimento, caso você queira perder algumas gordurinhas extras.

Por outro lado, um corpo bem nutrido funciona corretamente, refletindo, assim, os benefícios de dentro para fora: mais disposição, pele bonita, cabelo e unhas fortes.

Para facilitar, fiz uma listinha com as cores dos alimentos e os benefícios de cada uma delas para uma alimentação, variada e saudável.

Laranja: cenoura, mamão, manga e abóbora são fontes de carotenóides. Esses últimos, por sua vez, são importantes pra saúde da pele, cabelos, olhos e imunidade do organismo, essencial agora com o tempo seco e frio do inverno, não é mesmo?

Roxo: Uva, beterraba, açaí, amora e mirtillo são ricos em antioxidantes que ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, doenças do coração e até de alguns tipos de câncer.

Verde escuro: agrião, rúcula, couve, brócolis, espinafre possuem propriedades anti-inflamatórias e são ricos em ferro. Seu corpo longe de anemias e doenças cardiovasculares.

Depois dessa dica, você não vai hesitar em dar uma coloridinha no seu prato, não é mesmo?

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta