instagramcustom

Empreendedorismo materno: dicas para quem trabalha em casa

maio 17, 2017

Quem me conhece, sabe que há quase um ano deixei o trabalho em um escritório para me dedicar ao empreendedorismo.

Sem dúvidas, empreender e tocar um negócio próprio tem muitos benefícios: posso fazer meus próprios horários, fico livre do trânsito em horários de pico e ainda curto minha filhota por mais tempo.

Para garantir a produtividade, tive que fazer algumas adaptações no meu dia-a-dia e na minha casa e criar uma rotina que se alinhasse à essa nova realidade.

É claro que não bater ponto traz mais flexibilidade, mas se a gente não fica atenta pode acabar procrastinando ou estendendo mais do que deveria. Sobre a procrastinação eu já falei aqui no blog.

Quem vai escolher o turno é você. Há quem prefira o dia, outras têm um desempenho melhor à noite. Esse é um dos principais benefícios de não trabalhar fora, inclusive.

Defina qual o seu horário de maior produtividade e planeje seu dia: horas dedicadas ao trabalho, a você e à sua família e ao lazer. E, sim, é importante ter horário fixo para acordar, trocar de roupa e almoçar.

Estar em casa é diferente de estar disponível o tempo todo. Negocie com quem compartilha o mesmo espaço com você. Explique a eles que está trabalhando e precisa ficar focada, mas que depois dará toda atenção do mundo a eles.

As reuniões e tarefas que exigem mais concentração, por exemplo, eu prefiro marcar quando a Júlia está na escola. Já as funções mais simples, como responder e-mails, posso fazer enquanto ela está brincando sozinha ou dando uma soneca.

Outra coisa super importante é delimitar o seu espaço de trabalho: um ambiente tranquilo, arejado e bem iluminado onde seus objetos de trabalho fiquem organizados. Se você não pode ter um escritório, monte uma mesa ou escrivaninha exclusivamente para trabalhar.

Circular e ser vista é fundamental para quem é empreendedora individual. Marque encontros e reuniões com seus parceiros, sobretudo, em locais públicos e que também sejam utilizados por outros empreendedores.

E, sim, participe de palestras, workshops e outros eventos que ampliem seu conhecimento. Oportunidade ótima para expandir suas conexões e até fazer marketing pessoal.

Por fim, conte com a ajuda de um contador para cuidar de toda a parte financeira da sua empresa. Assim, você fica com mais tempo disponível para fazer seu negócio crescer.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta