instagramcustom

Alimentação e sono: O que não comer antes de ir dormir?

maio 15, 2017

Nada mais gostoso do que uma boa noite de sono. Além de dormir ser muito bom, não tem sensação melhor que acordar bem disposta para cumprir as tarefas do dia seguinte.

E o que a gente come influencia na qualidade do sono. Escolhas nutricionais erradas podem fazer a gente dormir muito mal.

A cafeína é a principal delas, e ninguém é doida de tomar um cafezinho antes de ir para a cama. A não ser que precisamos ficar acordadas para cumprir algum compromisso ou trabalhar em um projeto urgente.

Fiz uma listinha com alguns alimentos que podem bagunçar o nosso sono.

Bebida alcoólica
Engana-se quem pensa que uma tacinha de vinho ou um copo de cerveja são aliados para pegar no sono mais rápido. Apesar de relaxar e causar sonolência, o efeito é bem parecido ao da cafeína, fazendo com que a gente acorde várias vezes durante a noite.

Sobremesas e doces
O açúcar é um ingrediente ‘extremamente’ energizante. Se o seu paladar pede algo doce antes de dormir, aposte nas frutas combinadas com castanhas ou outro alimento proteico. Pesquisas recentes sugerem, inclusive, que as frutas podem ajudar no sono graças à substâncias como a melatonina e serotonina.

Alimentos picantes e ácidos
Não exagere no tempero do seu lanche antes de deitar. Evite comer pimenta, gengibre, curry e outros termogênicos naturais. Os refluxos acontecem com muito mais facilidade quando estamos deitadas, já que a posição facilita que o ácido do estômago volte pelo esôfago, causando desconfortos como a azia.

O mesmo vale para vegetais fibrosos
O feijão, por exemplo, é digerido com muita dificuldade. E o brócolis também. Ambos possuem substâncias que provocam inchaço e gases.
Isso não significa que você deva abolí-los da alimentação. Prefira comê-los na hora do almoço, por exemplo.

Antes de dormir, consuma alimentos mais leves e de fácil digestão como uma vitamina de abacate, iogurte natural com aveia ou um frango com uma salada verde e tomate. Para finalizar, um chá de camomila ou suco de maracujá ajudam a dar aquela relaxada.

Garanto que você vai acordar revigorada!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta