instagramcustom

Você tem medo de comer?

maio 10, 2017

Você pensa no cardápio de um restaurante antes de aceitar um convite para jantar? Você sente muita culpa ao comer o seu doce preferido – ocasionalmente – por considerar o açúcar o maior vilão de uma alimentação saudável? Passa mal só de pensar que algum contratempo vai impedir que cumpra as refeições do jeito que sua nutricionista programou?

É hora de deixar o medo e a neurose de lado e encarar a alimentação saudável como algo natural. Comer bem não é uma doença, mas a obsessão pela ideia de comer bem sim. E isso, infelizmente, tem se tornado em um distúrbio cada vez mais comum.

A definição real de uma alimentação saudável é tentar reduzir ao máximo os industrializados do seu dia-a-dia, priorizando a comida de verdade, mas desde que você se alimente com prazer.

Lembre-se: nutrir, antes de tudo, é comer de um jeito que te faça bem durante e depois. E isso significa o equilíbrio entre comer para saúde e para o prazer.

Se você já incorporou uma alimentação saudável em sua rotina, comer uma massa no almoço de família no domingo, não é o fim do mundo.

Principalmente, se aquela massa for artesanal e menos industrializada possível.

Deixe o medo para lá. Saiba antes de tudo sintonizar sua fome interna. Se você se sente saciada, não há necessidade de comer só porque ouviu que o correto é se alimentar de 3h em 3h. Lógico que isso não quer dizer que você vai ficar longos períodos sem comer, mas avalie o seu nível de fome. E o principal de tudo: o que realmente irá satisfazê-la naquele momento. Se envolve algo natural, então, não há porque temer.

Se escolher algo proibido, coma sem culpa. Confie em si mesma, deixe os pensamentos de culpa e vergonha pra lá e aproveite cada momento com moderação. Não é porque abriu exceção para um sorvete, que você precisa devorar um pote inteiro.

O importante, no fim das contas, é que o comer seja uma experiência sensorial completa em que você aprecie cores, sabores e aromas de cada um dos alimentos.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta