instagramcustom

Os tipos de feijão e seus benefícios para a saúde

abril 3, 2017

Presença frequente na mesa do brasileiro, o feijão faz um bem danado à saúde. Sorte a nossa. A leguminosa é rica em ferro, fibras e ainda ajuda a emagrecer.

E o melhor: são cinco tipos à nossa disposição, cada um com um sabor e benefício específico. Olha que legal!

Carioca
É o mais consumido por nós, brasileiros. Apesar de ter a mesma quantidade de carboidrato do arroz, ele leva vantagem no número de fibras, que aumentam a saciedade.

Para dar mais sabor ao caldo, experimente substituir a água por um caldo de legumes ou carne natural. Nada daquelas caixinhas industrializadas ricas em sódio, hein?

Preto
A cor escura diz muito sobre os benefícios desse tipo de feijão. Ele é rico em antocianina, um antioxidante que previne o câncer e doenças do coração. Sem contar na boa dose de ferro que pode ser turbinada, cozinhando o grão com folhas de espinafre ou beterraba.

Branco
É a opção mais indicada para quem quer emagrecer, já que tem índice glicêmico mais baixo. Cai super bem na salada gelada. Para variar o consumo, você pode cozinhá-lo até ficar bem macio, passar no ralador e adicionar temperos a seu gosto.

Fradinho
É amigo da saúde não apenas por causa do ferro, da proteína e dos minerais, mas de acordo com um estudo brasileiro, ele é mais eficiente do que os outros no combate ao colesterol.

Azuki
É uma ótima pedida para hipertensos e diabéticos. Ele ajuda a regular a pressão alta e o açúcar no sangue, e ainda tem propriedades diuréticas.

É a partir dele que se faz o anko, tradicional doce japonês de feijão.

Para fazer, é só cozinhar com bastante água até que os grãos fiquem bem macios.

Depois, amasse até virar um purê e adicione açúcar demerara (ou outro tipo menos prejudicial de açúcar), mexendo sempre, até adquirir consistência semelhante a brigadeiro.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta