instagramcustom

Os embutidos fazem mal à saúde?

março 27, 2017

O escândalo da operação Carne Fraca, que investiga fraudes na produção da carne produzida aqui no Brasil, acabou estimulando um debate muito pertinente sobre a influência da proteína animal em nossa saúde.

A carne, de fato, faz muito bem ao nosso organismo. É fonte de ferro e proteína, e um alimento ‘reconstrutor’ de tecidos e músculos, atributo esse super importante para quem pratica atividade física regular.

E a carne processada, ou embutidos: fazem bem ou mal? Salame, salsicha, pepperoni, mortadela, podem ou não ser consumidos?

Embutidos são preparações à base de carne – em sua maioria de porco – feitos com as tripas do próprio animal. Eles surgiram da necessidade de conservar as carnes, evitando períodos de escassez. Com a correria do dia-a-dia, os embutidos passaram a fazer parte do dia-a-dia das pessoas, principalmente devido à praticidade do preparo.

Mesmo quando produzidas com higiene e respeitando as quantidades de conservantes permitidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), as carnes processadas são ricas em aditivos, colesterol, gordura saturada e muito sódio.

100g de peito de peru, por exemplo, contém 1000mg de sódio. A metade que a gente precisa num dia. Sem contar que são pobres em fibras, vitaminas e sais minerais.

Com a saúde não se brinca. Quando procuramos facilidades imediatas, futuramente o nosso corpo vai cobrar da gente. Substitua os embutidos no recheio do seu sanduíche por um frango desfiado, ovos mexidos e até pastas de grão de bico ou ervilha, ótimas para dar uma economizada no consumo de carne.

Uma alimentação à base de produtos naturais é muito mais saudável e gostosa que os industrializados. Seu corpo vai agradecer. Pense nisso!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta