instagramcustom

Refeições em família

março 22, 2017

Lembra quando você era criança e parava tudo quando sua mãe chamava para almoçar? Ou daquela velha regra de esperar todo mundo comer para sair da mesa? Com o corre-corre da vida contemporânea, refeições em família são cenas cada vez menos comuns.

Nós, mamães, trabalhamos fora em tempo integral, enquanto nossos pequenos estão ocupados com diversas atividades extra-curriculares: balé, futebol, natação, aula de inglês, desenho… Sem contar na tecnologia que faz com que trabalhemos fora do expediente. Quantas vezes você já respondeu e-mails ou resolveu problemas profissionais na mesa do jantar?

Em meio à essa rotina atribulada, perdemos uma oportunidade ótima de aproveitar o tempo em família. Mas ainda há tempo de aproveitar as refeições em família. Felizmente.

Se você trabalha o dia inteiro fora e não tem como almoçar com seu pequeno, tente ao menos tomar o café da manhã ou jantar com ele. E sim: nada de mexer no celular ou deixar a TV ligada. Utilize o momento para conversar com a criança, saber como foi seu dia, suas dificuldades e realizações. Lembre-se: o que importa é qualidade do tempo disponível e não a quantidade e aproveitar esse instante faz um bem danado tanto para a gente quanto para a família.

Você também pode aproveitar a oportunidade para ajudar seu filhote a desenvolver habilidades importantes para a sua vida. É nesse momento que eles vão aprender a se comportar, a mastigar, quais alimentos estão no prato e porque é importante comer mais verduras e legumes do que industrializados, por exemplo.

Segundo psicólogos, crianças que fazem as refeições em meio a um clima agradável, atenta às conversas, acabam nem tendo pressa de levantar da mesa.

Para deixar o momento ainda mais divertido, você também pode envolver seu pequeno no preparo da refeição, seja na cozinha ou arrumando a mesa do jantar. Por experiência própria, isso é incrível.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta