instagramcustom

6 truques para economizar calorias no seu dia-a-dia

março 13, 2017

Abandonar hábitos nocivos e incluir atitudes mais positivas no dia seu dia-a-dia é bem mais eficaz e saudável do que uma dieta que te priva de um docinho todos os dias da semana. Cá pra nós, um regime muito radical não costuma adiantar em nada, só tende a nos afastar de nossos objetivos, não é mesmo?

Pequenas mudanças no jeito que a gente cozinha ou come, por sua vez, ajudam a diminuir a quantidade de calorias ingeridas e ainda deixam nossa rotina muito mais leve e saudável.

Mantenha a cozinha e a despensa sempre organizadas. Pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA, avaliaram dois grupos de mulheres no mesmo ambiente, mas em situações opostas: limpo e organizado e completamente bagunçado. Adivinha só quem comeu mais? As mulheres do ambiente desorganizado comeram duas vez mais cookies, cerca de 53 calorias a mais. É que a bagunça provoca ansiedade, que muitas vezes leva à compulsão alimentar.

Que tal pedir ou comprar comida antes da fome bater? Essa é uma dica de ouro para quem começou o processo de mudança de hábitos. Um estudo publicado no Journal of Marketing Research mostrou que quem fazia pedidos pelo menos uma hora antes de comer, escolhia itens com menos calorias se comparado àqueles que ligavam já na hora do almoço ou jantar, por exemplo.

Cozinhe mais em casa. Esse é meu truque preferido e um dos passatempos mais divertidos do meu dia-a-dia. Não canso de incentivar a mulherada a investir nisso. Preparar nossa própria comida é garantia de uma alimentação saudável – sem muito óleo, sal ou açúcar – e menos calórica. Inclusive, uma pesquisa do Public Health Nutrition revelou que pessoas que cozinhavam seis ou sete noites na semana consumiam cerca de 150 menos calorias por dia do que aqueles que colocavam o hábito em prática apenas um dia ou menos.

Evite comer na frente da TV. Ou melhor: almoçar, lanchar e jantar fazendo qualquer outra atividade faz com que a gente desvie a atenção da comida ingerida. Em caso de programas, séries ou filmes muito emocionantes, é ainda pior para a forma física. Um outro estudo mostrou que pessoas que assistiam filmes de ação, comeram mais que aquelas que acompanhavam um programa de entrevistas, por exemplo.

Aposte nas proteínas. Ingerir castanhas, carne, soja e laticínios ajudam a controlar a fome no meio da tarde. É que a proteína e a gordura (boa, por favor!) garantem mais saciedade que os carboidratos.

É difícil, mas segundo a Ciência, beber café e chá puros também ajuda a controlar a ingestão calórica. Um estudo recente publicado no Public Health provou que quem bebe café puro consome 69 menos calorias no dia se comparados aos que adicionam creme, açúcar e outros extras em sua xícara. No caso do chá, são 49 menos calorias.

Que tal começar a adotar esses truques? E, sim, combinar com a prática regular de atividade física é perfeito.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta