instagramcustom

O método pilates na gravidez

outubro 15, 2016

Durante a gravidez, diversos cuidados devem ser aplicados na tentativa de proporcionar à gestante melhores condições de saúde e bem-estar, inclusive ao bebê.  A prática do Pilates neste momento tem como principais objetivos a melhoria da condição física através do aumento do tônus, da força muscular, da resistência e da diminuição do cansaço e ansiedade. Também visa a prevenção de alguns problemas físicos como as dores na coluna vertebral, alterações na postura, a melhoria do controle respiratório e do corpo, tão importantes durante a gravidez.

Antigamente não era comum indicar à gestante a prática de atividades físicas. Atualmente é altamente recomendável, porém com determinados cuidados em termos de intensidade e tipo de exercício a ser praticado. Dessa forma, os exercícios a serem selecionados devem favorecer o retorno venoso, respeitando sempre o nível de aptidão física inicial da gestante a partir do ingresso em um programa de exercícios. Todas as mulheres grávidas sem contra-indicação médica para a prática de exercício físico podem praticar o Pilates.

Neste sentido, com Método Pilates, que usa de exercícios que podem ser realizados tanto em aparelhos como no solo, é possível a execução de diferentes combinações de movimento assim como a adequação dos exercícios às necessidades de cada mãe.

É importante que as mulheres grávidas entendam o seu corpo, quais músculos devem contrair e quais devem relaxar em cada momento. Com o Pilates, as mulheres se sentem de fato mais fortes e mais preparadas para o parto e pós-parto.

O importante é aproveitar o máximo da aula usufruindo de tudo que ela proporciona: uma sensação de bem-estar, relaxamento e ao mesmo tempo  manutenção da força muscular.

Júlia Mendonça
Fisioterapeuta – Live Pilates Runner Ponteio
@pilatesrunnerponteio
3286-4017 / 9715 9853

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta