instagramcustom

Ovo, um amigo da alimentação saudável

setembro 28, 2016

Até pouco tempo atrás, o ovo era um dos maiores vilões da saúde e, por isso, deveria ser banido do cardápio.

As pesquisas, entretanto, evoluíram e provam, hoje, o contrário: o ovo é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. É rico em proteínas, vitaminas, minerais e antioxidantes que previnem contra o envelhecimento.

Felizmente, né? Além de muito gostoso, o ovo é um curinga: pode ser feito de vários jeitos e cai bem com praticamente tudo.

Benefícios a parte, você sabe como diferenciar os vários tipos de ovos?

A cor tem relação com a raça da galinha que o botou: galinhas de penas brancas botam ovos brancos e galinhas de penas vermelhas/amarronzadas botam ovos nessa tonalidade. O que varia é a qualidade do ovo de acordo com o jeito que as galinhas são criadas. Não é porque um ovo é vermelho que se trata de um alimento caipira ou orgânico. Fique atenta!

Os ovos de granja são pouco benéficos para a saúde. Eles são produzidos em um esquema industrial, no qual as galinhas ficam confinadas e são obrigadas a comer sem parar. São usados antibióticos e uma ração de péssima qualidade. Já os ovos caipiras são mais saudáveis. As galinhas são criadas fora de gaiolas, e a alimentação é livre de antibióticos ou qualquer outro tipo de remédio.

Os ovos orgânicos, por sua vez, são produzidos por galinhas que se alimentam 100% de forma orgânica, sem agrotóxicos e fertilizantes. Elas também são criadas em condições que garantem seu bem estar acima de tudo. Como todo alimento orgânico, entretanto, os preços ainda são bem altos.

Estudos dizem que galinhas criadas soltas põem ovos com muito mais vitamina A do que os de granja. A dica é eliminar esses últimos de vez de suas receitas.

No quesito preparo, a melhor maneira de comer um ovo é cozido ou pochê. Quando frito, fica bem mais gordinho. Omelete e ovos mexidos também são boas opções para dar uma variada no cardápio desde que preparados com pouco ou nada de óleo.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta