instagramcustom

Qual o melhor óleo para cozinhar?

setembro 1, 2016

Azeite, óleo de canola, girassol, óleo de coco ou manteiga: qual deles é o melhor para cozinhar?

Vai depender muito da situação, embora eu prefira descartar a manteiga logo de cara. Isso tudo, porque os óleos conseguem suportar melhor o calor sem se queimarem, além de possuírem uma quantidade menor de gordura saturada.

O azeite é perfeito em sua forma natural para dar um gostinho saboroso na salada verde. Ótima estratégia para quem está investindo em uma alimentação mais limpa e ainda não se acostumou com o sabor das hortaliças. O azeite também é rico em gordura boa que faz bem ao coração, fitoquímicos, reduz a fome e até previne contra alguns tipos de câncer. Ele só não suporta temperaturas muito altas.

Para cozinhar, o óleo de canola, o de coco e até o de amendoim são os mais recomendados.

O óleo de coco é o superstar da alimentação saudável: se adapta bem às altas temperaturas e, apesar da alta quantidade de gordura saturada, consegue reduzir o nível de lipídeos no sangue. Eu já falei dos benefícios do coco, lembram? Só que é a opção mais cara do mercado.
A dica, neste caso, é optar pelos óleos de canola ou de girassol, com preços mais em conta, e deixar o óleo de coco para aquele jantar ou almoço especial ou como substituto da manteiga em receitas de bolos, tortas e muffins. Uma colher de sopa de óleo de coco no café é ótimo para dar uma energizada antes do seu treino matinal, além de ser uma delícia!

O melhor de tudo é tentar reduzir o consumo excessivo do óleo. Quanto mais nova e melhor for a tecnologia de sua panela, menos você vai precisar usá-lo. Eu, por exemplo, cozinho sempre em panela anti-aderente e raramente preciso adicionar óleo. Quando coloco é só um fio mesmo, ou um ‘azeitinho’ para dar uma temperada na comida.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta