instagramcustom

Mudança de hábitos

agosto 30, 2016

Levantar da cama, tomar banho, sair para trabalhar… Você já reparou que fazemos tudo isso com muita facilidade, às vezes, inclusive, sem ao menos perceber?

Todas essas ações são hábitos, e a maior parte da nossa rotina diária é composta por eles. Ainda bem! É assim que conseguimos liberar nossa mente de pequenas tarefas e poupar esforço para tudo o que é mais importante, ou novo em nossa vida.

Ao mesmo tempo que essa tendência é uma vantagem, ela também pode ser bem prejudicial. O nosso organismo não sabe diferenciar bons e maus hábitos. Comer doce depois do almoço, devorar a despensa durante uma crise de ansiedade e sempre encontrar uma desculpa para ir à academia. Essas são algumas das situações que podem se transformar em costumes super nocivos.

A boa notícia é que sempre dá para criar uma nova rotina em que comportamentos mais saudáveis se tornem mais fortes e presentes no seu dia-a-dia.

O primeiro passo é se conhecer melhor e tentar identificar qual a causa da auto sabotagem: Por que você está recorrendo à comida ou deixando o treino sempre para depois? Assim, fica bem mais fácil construir uma nova forma de atender sua necessidade, substituindo o assalto à geladeira por uma corridinha na rua para dar uma aliviada na ansiedade.

O processo não é fácil e nem rápido. Para que um comportamento vire rotina, a repetição e a persistência são atitudes fundamentais. É super comum acontecerem alguns tropeços. Saiba que não se trata de nenhum fracasso. Caso isso aconteça, não recorra aquele velho hábito ruim, mas insista nos novos, mais saudáveis.

Faça um planejamento de sua vida e coloque como meta ir à academia todos os dias de manhã ou recorrer a uma atividade prazerosa quando a ansiedade tomar conta. Pode até ser um pouco difícil no início, mas com o tempo aquela nova rotina vai ser agradável, automática e até mesmo indispensável em sua vida.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta