instagramcustom

Alimentos com alto IG podem ser amigos da dieta

agosto 22, 2016

Não é segredo que carboidratos refinados, frutas, legumes e alguns tipos de batata possuem alto índice glicêmico, ou seja, liberam açúcar no sangue com muito mais rapidez.

Isso não significa, entretanto, que você tenha que abrir mão para sempre daquilo que ama comer. Com alguns truques simples, dá para baixar o IG daquele seu alimento preferido e deixá-lo um pouco mais amigável. O mais conhecido deles é comer as frutas sempre acompanhadas de castanhas ou nozes, mas existem vários outros.

A batata-inglesa, por exemplo, não precisa sair de vez do seu cardápio para dar lugar à batata doce. O principal segredo é não cozinhá-la por muito tempo, e evitar transformá-la em purê. Sabe o que fica uma delícia para o almoço? Batata corada com legumes e peixe. Para finalizar, utilize um fio de azeite.

A tapioca, super queridinha do mundo fitness, não tem glúten, mas também não é nenhuma santa. Para baixar o IG dela, eu recheio com sementes ou alguma proteína mais leve. Tapioca com ovos mexidos fica uma delícia e é um dos meus pré-treinos preferidos.

Se a pedida for uma massa, prefiro sempre a versão integral ou grano duro, e cozinho al dente para o amido se manter resistente e não liberar açúcar muito rápido. O mesmo segredinho vale para os legumes: corto todos eles em pedaços grandes e deixo no vapor por pouco tempo. Em pedaços menores e muito cozidos, eles acabam perdendo muitos nutrientes.

O pão integral é, sem dúvidas, muito mais saudável que o branco. Agora, se bater aquela vontade irresistível de comer um pãosinho de sal, faça um sanduíche. Retire o miolo e coloque um franguinho desfiado com folhas verdes e cenoura ralada de recheio. Fica uma delícia!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta