instagramcustom

Férias escolares: e agora?

julho 20, 2016

As férias escolares podem ser motivo de aflição para nós mamães. Com trabalho e sem viagem planejada surge aquela dúvida: o que fazer com a criança?

Como entretê-la de um jeito saudável e construtivo?

Tudo envolve planejamento com dias e horários estabelecidos para atividades instrutivas, brincadeiras, passeios e esportes.

Se você trabalha e pode contar com a ajuda de uma babá ou de um parente próximo por um período do dia, tudo fica mais tranquilo. Só não vale deixá-los livres para ficar o tempo inteiro grudados na TV ou no computador.

Sugira a quem vai ficar com seu filhote que reserve momentos construtivos – ler um livro ou desenhar – e ajudar em pequenas tarefas do lar como aguar as plantas, guardar roupas e passear com o cachorro. É um jeito ótimo delas se sentirem parte da família.

Caso não possa contratar uma babá ou não tenha ninguém de confiança disponível, existem estratégias tradicionais como acampamentos, colônias e escolas de férias, e até matriculá-los em algum esporte como natação ou futebol, por exemplo.

Outra alternativa é se reunir com vizinhos e amigos que tenham filhos da mesma idade, e contratarem juntos um recreacionista para passar um período com as crianças no playground ou salão de festas do prédio.

No fim de semana, com tempo livre, podemos curti-los de vários jeitos diferentes. Uma dica é levá-los a passeios que raramente fazemos no período letivo: museus, parques, mercado. Em casa, solte a imaginação e invista em cozinhar novos pratos, contar histórias, pintar, assistir filmes.

O que não pode de forma alguma é que eles se sintam abandonados e entediados.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta