instagramcustom

Esteira x Rua : qual leva a melhor?

junho 28, 2016

Qual a diferença entre correr na rua e na esteira? Essa é, sem dúvidas, uma das principais dúvidas de quem está iniciando na corrida.

Há quem prefira correr na esteira, outros detestam e fazem todos os treinamentos na rua. A boa notícia é que existem benefícios para as duas situações. E mais: a opção por uma ou outra tem muito a ver com o objetivo que o corredor está buscando.

Correr na esteira é um pouco mais fácil quando se fala de condicionamento físico, já que não há nenhuma resistência do vento.

A rua, por sua vez, exige mais de você seja para impulsionar o corpo para a frente ou no impacto das passadas. É super normal corredores de primeira viagem sentirem dores na panturrilha e canelas.

Na esteira, você consegue delimitar velocidades e distâncias, desenvolvendo a aptidão física e motora. Os ganhos de velocidade e intensidade acabam acontecendo de forma gradual e natural.

Se a esteira é indicada para os novos corredores, ela perde a batalha da descontração. Correr ao ar livre é menos monótono e muito mais agradável, as paisagens funcionam como estímulos ao corredor. Em dias de chuva ou sol escaldante, entretanto, o equipamento acaba levando a melhor.

Para quem está em busca de maior rendimento e variação dos treinos, a rua é a pedida ideal. Você pode diversificar estímulos mecânicos – descida e subida – e diferentes terrenos – terra, areia, asfalto. Quando bem orientada, você aumenta a sua habilidade para manter ritmo, sem contar nos exercícios educativos e treinos de situações reais de provas.

No caso de corredores experientes que querem novos recordes pessoais, a esteira é uma ótima opção para treinos complementares como de tiro ou intervalados.

Esteira ou rua: qual a sua preferida?

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta