instagramcustom

Controle sua fome: alimente-se com consciência

junho 3, 2016

Você mal acaba de almoçar e jantar e já procura alguma coisinha para mastigar e aliviar o stress? A rotina hiper agitada não deixa um tempo livre para planejar sua refeição e você acaba comendo dentro do carro ou na frente do computador?
Eu mesma já passei por isso algumas vezes, admito. Mas saiba que esse – mau – hábito é um dos maiores culpados do ganho de peso, além de super prejudicial para a saúde.
Felizmente, com alguns truques, você consegue se livrar da ansiedade e comer com mais consciência.
O primeiro passo é priorizar as refeições em detrimento de qualquer compromisso. Isso mesmo! O horário do almoço e da janta tem que ser exclusivo. Nada de comer enquanto trabalha, hein? Pare, sente e alimente.
Antes de escolher o que vai comer, avalie o nível da sua fome em uma escala de 1 a 10: 10 para muito faminta e 1 para cheia a ponto de não aguentar comer mais nada. Se a sua fome está em 7, não precisa encher o prato até a borda, certo?
Monte seu prato priorizando sempre alimentos naturais: legumes, grãos e proteínas. Uma saladinha verde ajuda a dar uma bela saciedade antes de partir para o prato principal.
Um estudo da Brown University, nos Estados Unidos, mostrou que desviar a atenção do prato deixa você 34% mais propensa a ganhar peso. Portanto, enquanto estiver mastigando, pense na comida: concentre-se na textura, no aroma e som dos alimentos. Você vai comer menos, e apreciar muito mais o sabor da comida. Experimente!
Aprenda a distinguir a fome física da emocional. A fome física aparece gradualmente, é sentida no estômago e é bem fácil de saciar. Já a fome emocional surge de repente, está relacionada à ansiedade e é bem difícil de matar. Neste caso, a dica é desviar a atenção e procurar uma atividade que te dê prazer: ouvir música, andar ou ler.
Tenho certeza que essas técnicas vão ajudar você a criar uma relação muito mais positiva com a comida.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta