instagramcustom

Qual a melhor hora para treinar?

maio 24, 2016

Nosso ritmo biológico é diferente. Enquanto algumas de nós pula da cama – com facilidade! – às 6 horas da manhã e já vai malhar, muitas preferem dormir mais um pouquinho e deixar a academia para o almoço ou fim do dia. E se encaixar na segunda opção não faz de você uma pessoa preguiçosa. Não tem nada de errado em querer aproveitar a cama. Mesmo.
O desafio é adaptar o seu corpo à uma rotina em que a prática da atividade física seja regular e aconteça sempre no mesmo horário. Você, inclusive, pode fazer o seu treino render mais de acordo com a hora em que escolheu malhar. Sabia?
Quem está de pé logo cedo, está com o corpo descansado e tinindo, pronto para encarar os treinos. E os exercícios aeróbicos são perfeitos para esse horário, pois liberam uma quantidade maior de endorfina, o hormônio responsável pelo bem estar. O resultado: mais disposição ao longo do dia.
Se o seu objetivo é emagrecer, fazer ginástica pela manhã é o ideal. Ao praticar entre 30 e 60 minutos de exercício, o organismo esgota rapidamente a taxa de glicose e vai tirar energia da gordura. Só que logo cedo, nossas articulações estão menos lubrificadas e a coordenação motora desacelerada. Então, capriche no alongamento e aquecimento para evitar lesões, hein?
Malhar na hora do almoço ajuda a manter o pique e a não deixar a peteca cair na parte da tarde. A dica, neste caso, é investir na alimentação até chegar a hora de treinar. Alimente-se de três em três horas, e faça um lanchinho pelo menos 1 hora antes do treino. Essa também é a hora mais quente do dia, então, hidrate-se bastante. E jamais pule o almoço! Sentar para comer com calma depois de uma hora de atividade física é revitalizante.
Exercitar à noite é ótimo para aliviar a tensão e controlar a ansiedade. Só que depois de um dia cheio de trabalho, seu corpo está mais cansado. Então, capriche na alimentação durante o dia, antes do treino e comece os exercícios devagar até o seu corpo aquecer. Quem tem dificuldade para dormir deve evitar exercícios aeróbicos, como step ou spinning. Dê preferência à musculação ou às atividades que ajudam a relaxar, como natação ou Yoga.
Depois dessas dicas, tenho certeza de que você vai aproveitar muito mais os benefícios da atividade física!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta