instagramcustom

Avaliação física: o treino certo para o seu objetivo

maio 19, 2016

Quem frequenta academia ou pratica esportes regularmente, certamente, já passou – ou passa – por avaliações físicas periódicas.
O procedimento é fundamental para avaliar o nosso condicionamento físico, identificar as nossas limitações e indicar, assim, o treino mais adequado para conquistarmos nossos objetivos. E de preferência, sem surpresas desagradáveis pelo caminho.
A avaliação compreende a análise da composição corporal e estrutura física, medidas de circunferência e o – tão temido – teste ergométrico. Todas elas ajudam a traçar metas para o treinamento, e que vão muito além de objetivos estéticos.
O teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço, permite descobrir o condicionamento de forma a melhorar o desempenho e acelerar a perda de peso, caso você queira se livrar daqueles quilinhos extras. Para quem investe na corrida ou no pedal, ele consegue estimar e planejar em quanto tempo o praticante conseguirá cumprir suas metas. E mais: qual a intensidade e a duração dos treinos para otimizar o gasto calórico.
Já o teste fisioterápico avalia a postura, possíveis limitações físicas, dores e encurtamento musculares, dentre outros. O objetivo é indicar os exercícios que vão corrigir esses problemas e evitar lesões desagradáveis.
As medidas de composição corporal e circunferância, por sua vez, avaliam a distribuição de gordura corporal e massa magra, metabolismo e taxa de água do nosso organismo. E a sua função vai além da estética: se houve ganho ou perda de massa magra, se o braço aumentou ou a cintura diminuiu…
Elas também conseguem extrair dados relativos à saúde como o Índice de Massa Corporal e a Relação Cintura-Quadril, métricas fundamentais para identificar fatores de riscos cardiovasculares. Pessoas que apresentam uma má distribuição corporal têm mais risco de desenvolver hipertensão, diabetes, doenças cardíacas e até mesmo morte prematura.
É aí que surge um dos principais benefícios da atividade física: fortalecer o organismo e manter as doenças bem longe da gente. Avaliações físicas, portanto, são fundamentais, pois ajudam a identificar possíveis problemas e indicar o melhor treino para resolvê-lo.
Acompanhe seus resultados regularmente. Tenho certeza que vai dar muito mais motivação para treinar!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta