instagramcustom

Gorduras do bem

abril 18, 2016

Engana-se quem pensa que toda gordura é vilã da saúde e de um corpo definido.
Apesar da má fama, a gordura é um nutriente fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo.
É ela quem se encarrega do transporte de vitaminas e é fonte importante de energia para o nosso corpo. Durante a atividade física, por exemplo, depois da queima dos carboidratos, é a gordura que fornece combustível, poupando, assim, a proteína.
Existem três tipos de gorduras: trans, saturada e insaturada. E nem todas elas são ruins. A gordura saturada, presente nas carnes e queijos, deve ser consumida com moderação. Em excesso, pode aumentar o colesterol ruim, entupir as veias e prejudicar o coração.
Já a gordura trans deve, sim, ser banida para sempre da nossa dieta! Ela aumenta o colesterol ruim e diminui o colesterol bom, além de causar várias doenças.
Com a gordura insaturada e monoinsaturada acontece o contrário. Ela reduz o colesterol ruim, regula a pressão e ainda é rica em antioxidantes. Por isso, recebeu o apelido de “gordura do bem”.
Azeite de oliva, abacate, linhaça, chia, nozes, castanhas… Todos esses alimentos são fontes dessa gordura boa. Além de serem super saborosos e versáteis.
Só não vale exagerar, hein? Apesar de benéficos, esses alimentos são calóricos e devem ser consumidos sempre frios e com moderação.

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta