instagramcustom

Dia do lixo: permitido ou atrapalha a dieta?

abril 15, 2016

O dia do lixo pode ser o momento mais aguardado da semana quando começamos uma dieta para emagrecer. A tão sonhada escapulida permitiria alimentos gordurosos e açucarados proibidos nos outros dias.
Mas será que o dia do lixo faz bem? Ou o day off pode fazer você ganhar tudo aquilo que suou muito para perder?
Alguns nutricionistas defendem essas escapadas como uma maneira de acelerar o metabolismo – que tende a baixar em uma dieta restritiva – e favorecer a perda de peso. É que consumir uma maior quantidade de calorias, faz com que seu organismo acelere ainda mais para queimá-las.
É preciso, entretanto, ir com calma! Isso não tem nada a ver com liberar geral e comer pizza, lasanha, doces e refrigerantes. Para funcionar, o dia do lixo tem que levar em conta a dieta, o tipo de exercício e o objetivo de cada um. Ingerir uma quantidade absurda de calorias pode fazer todo seu esforço ir por água abaixo: aumentar ainda mais a sua compulsão e impedir que seu corpo se adapte à uma dieta mais saudável.
É por isso que eu não sou adepta desses famosos “dias livres”. Eu acredito que dietas devem provocar uma mudança na relação que a gente encara a comida, priorizando sempre uma alimentação mais limpa e saudável.
Besteiras são ruins pra gente. E não é só porque engordam, mas fazem muito mal à saúde! O açúcar provoca diabetes, obesidade, colesterol alto e gastrite. Já a gordura em excesso entope as veias e deixa seu coração mais fraco. Gorduras trans, óleos, glúten, açúcar ficam por um bom período no seu corpo, e é preciso de um longo tempo para recuperar o prejuízo.
Isso não significa, entretanto, que sou a pessoa mais radical do mundo e nunca abro exceção para um chocolate ou sorvete. Sim, eu adoro chocolate! Mas como com cautela e prefiro sempre versões com mais cacau e pouco açúcar.
O segredo está na mudança de hábito, no equilíbrio e em encontrar substitutos mais saudáveis, que não vão prejudicar tanto o nosso organismo.
Bora aproveitar que o fim de semana chegou e tentar manter o foco? Se bater aquela vontade de comer um bolo, por que não fazê-lo sem açúcar branco e com ingredientes integrais?

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta