instagramcustom

Vai às compras? Entenda o rótulo dos alimentos

fevereiro 1, 2016

Ler o rótulo dos alimentos é super importante para garantir a qualidade do produto e uma alimentação equilibrada. O segredo do sucesso da dieta vai muito além do que contar as calorias ou optar por produtos diet/light! Mas como entender se aquele alimento oferece uma tabela nutricional amigável ou não?

Antes de procurar as calorias, foque na quantidade de gordura, sódio e açúcar contidos no produto. Se consumidos em excesso, podem virar inimigos da saúde e da dieta.

A gordura, apesar de fonte de energia e ajudar na absorção de diversas vitaminas, aumenta o risco de doenças do coração e atrapalha a boa forma. A necessidade diária, segundo nutricionistas, é de 55g. Vale a pena evitar ao máximo alimentos com gordura trans e equilibrar o consumo de queijos, leite integral e manteiga, ricos em gordura saturada. Experimente substituir aquele queijo gordinho por cottage ou ricota durante a semana, que tal?

O sódio regula a quantidade de água e ajuda no desempenho do cérebro (!), mas em excesso, aumenta a pressão e retém líquidos. O limite são de 400mg em 100gr de produto. Nos alimentos diet e light, a atenção deve ser redobrada! O sódio aparece em maior quantidade para compensar a redução da gordura e das calorias.

O açúcar, então, nem se fala! Se ele estiver no topo da lista dos ingredientes (abaixo da tabela nutricional), evite o produto. O mesmo vale para a farinha de trigo refinada. Se a intenção for o pão integral, o primeiro ingrediente deve ser a farinha integral. Dica: essa lista de ingredientes mostra, em ordem decrescente, tudo o que foi usado para fazer aquele alimento.

Para ser considerado uma fonte de fibras, o alimento deve conter 2,5g por porção. Se ultrapassar 5g, ele é muito rico! Fique de olho nos aditivos químicos, como os corantes. Quanto menos, menor!

Atente-se para a %VD. Ela indica a quantidade de energia e nutrientes em relação à uma dieta de 2000 calorias. Logo não vale a pena cair na cilada da sopa. Se indicar um VD de sódio de 90%, é sinal que só ela sozinha já fornece quase tudo o que você vai precisar em um dia.

Jogue limpo com a sua saúde, coma saudável!

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta