instagramcustom

Biomassa de banana verde

setembro 8, 2015

As bananeiras estão entre as culturas agrícolas mais importantes nas regiões tropicais do mundo, produzindo toneladas de bananas ao ano e abastecendo milhares de pessoas. A banana por sua vez, conhecida popularmente no Brasil, tem um excelente valor nutricional, fácil acesso e digestão.

Porém, o que você faria se ganhasse um cacho de Bananas verdes?

Sim, faria muita coisa, antes mesmo que ela pensasse em amadurecer!

Os benefícios da banana verde vêm invadindo os centros de pesquisas, a culinária e os consultórios de nutrição. Muitos estudos verificam as vantagens da banana verde e da biomassa para a saúde. Sua utilização tem ganhado espaço dentro de deliciosas receitas e das dietas feitas por nutricionistas.

Além da sua fácil utilização nas receitas, por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, auxilia na redução da ingestão calórica, é uma ótima aliada a dieta de emagrecimento.

Contribuir para o bom funcionamento do intestino é a função mais básica que a banana verde pode trazer como benefício. Entre os mais estudados, a molécula de amido resistente (encontrada quando a banana ainda está verde), não é digerida e nem absorvida pelo organismo, auxiliando na redução e na absorção do açúcar e colaborando para o equilíbrio da glicemia.

A biomassa é feita da banana verde cozida, chegando a uma textura de purê, que é acrescentada as receitas como bolos, tortas, pães, sucos e molhos deixando-as mais nutritivas e saudáveis. A ação espessante da biomassa, permite a substituição da maionese, creme de leite, leite condensado entre outros, chegando a uma receita mais saudável, sem alteração no sabor dos alimentos. Nas receitas sem glúten, a biomassa de banana verde melhora a textura, deixando-as mais macias.

Gostou dos benefícios? Então anota aí a receita e faça em casa!

Mas atenção, a banana verde não pode ser a de supermercado, pois essa já passou por um processo de climatização no amadurecimento…. Compre a banana verde natural, encontrada em feiras e produtos orgânicos.

Receita de biomassa de banana verde
•    Separe as bananas bem verdes sem tirar os talos e lave-as sem retirar a casca, com água e sabão.
•      Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão e depois acrescente as bananas e feche a panela, deixando em fogo alto até pegar pressão.
•    Logo que começar pegar pressão, conte de 8 a 10 minutos no fogo baixo, desligue e deixe sair a pressão naturalmente.
•     Assim que terminar a pressão, retire as bananas e jogue a água fora.
•    Descasque-as com ajuda de um pegador e faca, e passe somente a polpa das bananas (ainda quentes) no processador ou no liquidificador,
•    Se necessário, adicione um pouco de água mineral enquanto bate.
•    Congele em pequenas porções.
•    Para usar, descongele na temperatura ambiente e depois leve ao fogo com um pouco e água, mexendo até que fique homogênea.

Cláudia Foscarini
Nutricionista Esportiva

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta