instagramcustom

Um corpo que se move bem poderá mover por muitos anos de forma íntegra

agosto 7, 2015

Uma dúvida muito comum que ronda a cabeça dos praticantes de modalidades de treinamento de força é: o melhor seria eu pegar mais peso (intensidade) ou seria melhor uma boa execução? E eu já vou terminar com o suspense logo no início: o melhor seria os dois!

É isto mesmo, nós treinadores buscamos sempre a “perfeição”. Mas e aquele aluno iniciante que não tem uma boa bagagem de movimentos? Como devemos proceder? E esta é uma boa pergunta, pois é aí que entra o papel do professor ou do treinador, como queiram. É nesta hora que o profissional tem que decidir qual caminho seguir: aumentar os pesos ou ensiná-lo a se movimentar corretamente?

Podem existir diversas linhas de pensamento para se elaborar o programa de treinamento neste caso e, certamente, é difícil afirmar qual a melhor. Assim, vou expor a linha de trabalho que venho seguindo atualmente e vem dando bons resultados. Há cerca de dois anos conheci o Supercore – Treinamento Integrado, uma metodologia desenvolvida em BH por um profissional muito competente, Kenji Takahashi, que buscou definir parâmetros e sistematização para o treinamento funcional.

O foco principal passa a ser o corpo funcional através do movimento “perfeito”. Um corpo que se move bem poderá se mover
por muitos anos de forma íntegra. Melhoramos a consciência corporal, a amplitude de movimento das articulações, a coordenação intra e intermuscular e depois aumentamos a intensidade, no que se refere a peso.

Dentro de um trabalho de treinamento individualizado ou personalizado o momento para o aumento do peso passa a ser a qualidade do movimento. Determinamos uma intensidade para um determinado movimento, aprimoramos aquele movimento que então determinará o momento certo para o aumento do peso; e assim sucessivamente.
Desta forma, os resultados aparecem com muita segurança e qualidade, trazendo bem estar ao praticante e certeza ao profissional de que ele está trazendo o que há de melhor ao seu aluno!

Alexandre Marques
Personal Trainer – CREF 028157-G/MG
(31) 9211-3209
aaraujom@hotmail.com

Leave a Reply

  • Site desenvolvido por Agência Vetta